quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Do físico ao imaterial...

Atualmente uma nova forma de trabalho vem ganhando espaço na sociedade pós-moderna. Se antes o trabalho manual representava lucro, eficiência e até mesmo a sobrevivência de muitos indivíduos, hoje é diferente.

O trabalho imaterial está substituindo cada vez mais o trabalho mecânico. Trabalho imaterial pode ser entendido por ‘trabalho virtual’, ou seja, toda forma, conteúdo e informação que é apresentada/representada por uma tela, por máquinas e pelos meios de comunicação.

É visível a grande dificuldade que alguns indivíduos enfrentam para ascenderem socialmente. Até um tempo atrás, sair das zonas rurais e adentrar às zonas urbanas era sinônimo de ascensão, era uma espécie de evolução. A preocupação atualmente está nas aparências, no marketing e nas instituições religiosas; apesar dessa última ser forte responsável por várias renovações nos âmbitos de trabalho, familiares, sociais etc.

O trabalho mecânico passou a ser visto como inútil, pois a atual sociedade de consumo tornou os produtos descartáveis. Se antes um indivíduo levava seu relógio em algum relojoeiro para consertá-lo, hoje esse indivíduo jogaria o relógio fora e compraria outro novo.

A coletividade deixou de ser sinônimo de mudanças e tornou-se obsoleta dando espaço assim para a individualidade. A identidade individual é a bola da vez, as mudanças e esperanças estão à espera de uma solução individual e não mais de uma solução coletiva.

Enfim, os indivíduos que exercem e/ou sobrevivem do trabalho manual devem procurar uma forma de renovar e fazer com que suas respectivas funções não percam seu valor na era do virtual, ou então irão se tornar perdedores nessa nova sociedade da aparência e do imaterial.

2 comentários:

Agnaldo disse...

Parabéns pessoal...as transformações no mundo do trabalho tem assumido uma dimensão que assusta aqueles que que exercem funções não-intelectualizadas, mas possuidores de talentos diversos. Como entender que a imagem das coisas, seus marketing, sua marca, vale muito mais que a coisas em si?

Abração a todos do grupo !
Prof. Agnaldo

Jaziel theodolino, Nielle Oliveira, Gabriela Machado, Thaysa Carvalho.Kamilla Scarelli, Fagner Reymond, Thales Valin disse...

O galera parabens pelo blog, ta super maneiro!